10 abril 2017

Thirtten Reasons Why ( Os 13 Porquês

Confesso que achei que isso não me abalaria tanto , achei que seria apenas mais uma série normal entre milhões de outras que sempre assisti e me "identifiquei ".
É me identifiquei ,senti dor , aflição , angustia ,  teve cena que não consegui ver , fiquei com raiva e bastante pensativa . Geralmente assisto séries que em um dia vejo toda uma temporada fico tão conectada que acabo esquecendo de tudo e quando percebo , lá se foi mais um dia .
Já ouviram falar dessa nova série?  Thirteen Reasons Why ( Os 13 porquês)  Vai aqui um breve resumo :

Thirteen Reasons Why é conarrada por Clay Jensen, um rapaz que ao regressar um dia da escola, encontra na porta de sua casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma garota que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Puderam perceber que a série não é algo tão fácil de se lidar assim né , só vendo pra entender como me senti , muitas coisas vieram a tona na minha cabeça , coisas ruins que já fiz pra outras pessoas , e coisa que essas pessoas fizeram de ruim pra mim !
Vi meu mundo diversas vezes cair diante de algumas daquelas cenas , e sei como é difícil demais lidar com seus problemas,  lutar , lutar e lutar ! Pra no fim seu único desejo é se matar .
É isso e muito ruim , principalmente quando colocamos nossas necessidades acima da dos outros  ao invés de tentar achar um equilíbrio entre elas .
Sem duvidas o que Justin , Alex  , Jessica ,Tyler , Courtney  , Marcus  , Zach , Ryan , Sheri ,Clay ,  Bryce e Sr. Porter fizeram me deixa bastante indignada,  quando alguém necessita de ajuda devemos colocar nossas necessidades abaixo da delas por que só assim as coisas se torna justa pros dois sabe ? mais como é difícil as pessoas conseguirem pensar assim .
Parando pra pensar bem e analisando a série , Hannah implorava por atenção e as pessoas que deveriam ser seus amigos , seu alicerce ou seja lá o que for pelo menos a ajuda-se a compreender o que ela estava passando e o por que daquilo tudo ! No mínimo ela ainda estaria viva pôr ai .
E dai começamos a perceber como somos egoísta né , todos os personagens envolvidos nos 13 porquês escondiam atrás de toda aquela maldade monstruosa e sombria , um problema e que também necessitava de ajuda só que ao invés de tentar se ajudar preferia ferir outras pessoas achando que assim iria amenizar a sua dor !
Justin era o capitão do time o mais gato da escola , super popular e pegador . Mais dentro de casa sofria por ter uma mãe que só bebia e aceitava os abusos que seus namorados faziam com o próprio filho.
Alex tem um pai policial que acha que tudo se resolve com violência e uma mãe enfermeira ausente em sua vida , que ficava mais tempo no trabalho que em casa .
Jéssica filha de um militar que tem que se acostumar com a vida de seu pai em relação as mudanças de cidades e países , mesmo fazendo amigos novos, no final sempre percebia que estava sozinha .
Tyler filho de pais ricos que se esconde  atrás das câmaras por ser o único modo de se sentir vivo
Courtney Seus pais adotivos são gays e ela tenta lidar com isso tentando se transforma em uma pessoa totalmente o oposto dela mesmo sabendo seus desejos e anseios .
Marcus alguém que tenta se esconder atrás de uma imagem de bom aluno pra tentar manter sua reputação !
Zach o fantoche da mamãe , ele não podia ser ele todas as suas decisões eram tomadas pôr seus pais , ele mais parecia um objeto do que um filho e se sentia impotente por isso .
Ryan alguém altamente desesperado pra ser aprovado em alguma faculdade aonde seu projeto base era a revista da escola ! Tentava sempre mostrar pros outros que ele podia ser alguém mesmo quando todos iam contra .
Sheri outra riquinha , filha de pais separados e quê não tinha muitas escolhas sobre o que realmente queria ser na vida .
Clay além de problemas com aceitação pessoal , não recebia muita atenção em casa em conta que seus pais trabalhavam demais e achavam que seus problemas comportamentais podia ser tratados com medicamentos .
Bryce aquele típico garoto riquinho , que não tem família por perto e o único jeito de chamar atenção das pessoas é fazendo coisas inúteis e estúpidas , tentando suprir o que realmente necessita .
Sr Porter com um filho recém nascido e problemas pra conciliar casa com serviço , tentava encontrar um meio termo pra tudo e isso o acabou ludibriando ele .

Não sei se coloquei os pontos certos , mais pelo meu ver todos ali tinha algum problema , todos tinha dificuldades , todos precisavam de ajuda , um mais que outro , mais todos precisavam , e como eles não encontrava outro caminho, eles prefiram descontar no elo mais fraco entre eles , que no caso foi Hannah ! Se passavam por pessoas que não era , só pra tentar agradar a quem no fim não se importava , fazendo coisas ruins , transformando dores em magoas .
Vocês já pararam pra pensar se cada um dessas 13 pessoas criasse mais 13 fitas cada um , com pessoas que os fizera se sentir tão mal a ponto de querer tirar sua vida , pessoas que os fizeram mal e contribuíram de alguma maneira para que eles se tornaste pessoas tão ruins e frias assim ,  imagina a proporção que isso tudo ia tomar ! Já parou pra pensar se existiria alguém livre disso ? Alguém livre dessas fitas , desse pesadelo dessas coisas ruins ?  Já parou pra pensar que não ligamos para que o outro fala quando sabemos que é um problema pois é mais fácil ignorar do que tentar entender ? Já parou pra pensar quantas pessoas se matam por não ter ajuda ou escapatória desse mundo sombrio ?
O agressor também pode ser uma vitima , uma vitima o qual não devemos deixar pra lá,  pra tudo existe uma consequência e um por que ! Na duvida opte por ser você mesmo , não deixe que os problemas dos outro e os seus problemas se torne um problema pra você e te faça virar um monstro onde não pensas o mal que esta fazendo pro próximo , só pra àquele seu amigo que você pensa que é amigo rir !
O peso no final será o mesmo .
E a culpa não é da Hannah por ter se matado ela ao menos tentou , achar uma saída , mais estamos tão cegos com nossas frustrações e angústias que acabamos descontando nos outros aquilo que não desejamos pra nos .
Resumindo
A culpa é dessa sociedade doente , que não encherga nada além da sua própria vida , tentam ajudar o próximo não por amor , mais apenas pra inflar mais e mais seu ego ! É Hannah backer acabou com sua vida , pra dar fim aos seus problemas,  e deixou 13 fitas !
 será que ela se perguntou como ficaria essas 13 vidas ? E qual seria o final dessa história?  Afinal se combate violência com violência? E se eles resolvesse cada um criar suas fitas essa historia teria fim ? Você acredita que agressor também pode ser uma vitima ?
Quando estamos em uma situação delicada o que é o melhor a se fazer ?
Criar expectativas em outras pessoas é o correto ? E acreditar nelas ? Será que realmente existe algum tipo de sentimento ? Será que uma vida não é mais importante que tudo isso ? Qual preço devo pagar pra deixar de se invisível ? Vale a pena ? Será que alguém um dia irá aprender algo com essa história ou apenas argumentar ? Será que isso se tornará passageiro ou permanecerá ?

Não preciso que a mídia massante tente manipular ou colocar algo na minha cabeça , eu sei da minha verdade conheço a minha verdade , antes deles tentarem fazer a minha cabeça , ela já estava feita ! Sou contra o bullying e qualquer outro tipo de violência , nossa sociedade esta doente precisamos de ajuda !





Postar um comentário