17 janeiro 2017

Musica - Terapia da alma


Como deixar de falar de algo tão grandioso e incrível nas nossas vidas , que faz nosso corpo balançar sozinho e faz nossa mente viajar pra lugares desconhecidos , faz a gente chorar, e ao mesmo tempo rir de alegria , ou até se passar como louco na rua!
Como não falar do que cura nossa alma e nosso corpo , que faz os momentos ser bem mais divertido ? Se você pensou em mim acertou kkkk ! Haha
Música gente tô falando de música a maior descoberta que o homem fez nessa vida !
Hoje em dia quem sobrevive sem música?  Música é a prescrição da nossa alma , diz tudo o que nosso coração e cabeça pensa em apenas alguns minutos , e como não sou boba eu não pude deixar de falar da minha coisa favorita no mundo né !

Existe milhares de ritmos de músicas pelo mundo a fora como
Sertanejo ,MPB ,Samba/Pagode, Forró, Rock ,Música Eletrônica,Música Gospel , Axé ,Funk ,Country , Folk , Cool , Free Jazz , Fusion , Rap , Heavy Metal,  Punk Rock , músicas folclóricas assim como outros diversos géneros que englobam todo nosso unIverso e faz nossos dias ser mais divertidos !

Aliás ! quem consegue arrumar a casa sem fazer aquele performance básica da sua música favorita , ou se achar um astro debaixo do chuveiro ?

Você sabia ?
 Que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Curioso né!
A musica ela consegue atingir as regiões responsáveis por nossas emoções,  aumentando a produção de endorfina. Por isso, pode ser usada no combate à depressão, ao estresse, à ansiedade; no alívio dos sintomas de doenças como hipertensão e câncer; e no tratamento de pacientes com dores crônicas.

Como assim Kerol isso existe ?
Sim gente de acordo com uma pesquisa feita pela uol,  o qual irei deixar o link aqui , acaso vocês queiram saber mais sobre o assunto a terapia da música existe sim e vou falar aqui um pouco dela

Trechos retirados do site : https://www.google.com.br/amp/noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/25/alem-de-fazer-bem-para-a-alma-musica-ajuda-no-tratamento-de-algumas-doencas.amp.htm?client=ms-android-om-lge

Terapia da música

Reconhecendo todo esse poder terapêutico da música é que surgiu a musicoterapia. A prática, que utiliza músicas, sons e movimentos com fins terapêuticos, já é adotada em diversos hospitais, clínicas e centros de reabilitação para a integração física, psicológica e emocional.

“No Brasil, a maioria das APAEs e Centros de Reabilitação utilizam a musicoterapia como parte de seu trabalho. Ela vem sendo implantada nos Centros de Referência de Assistência Social e nos Centros de Atendimento Psiquiátrico para adultos e crianças, e também nos Hospitais e Centros de Neurologia, em ONGs e em escolas especiais”, aponta a musicoterapeuta Magali Dias, secretária geral da União Brasileira de Associações de Musicoterapia-UBAM.

A musicoterapia ainda é utilizada em empresas, para melhorar o desempenho dos funcionários, em spas, para auxiliar na redução da ansiedade, em escolas, ajudando na concentração e no aprendizado dos alunos, e em centros de atenção aos idosos, contribuindo para a socialização e para a prevenção e tratamento de doenças.
E o tratamento não é tão simples assim gente , tem todo um método que só pode ser feito por especialistas , e as músicas que são escolhidos pro tratamento vem do próprio paciente.

Depois de estabelecido o repertório, o tratamento é feito em uma sala especial, com acústica adequada, e as sessões (individuais ou em grupo) incluem música e recursos sonoros variados como vozes, instrumentos e ruídos. O musicoterapeuta avalia então a reação do paciente diante de cada som, documenta tudo e vai comparando os resultados com seu projeto inicial. Os resultados, de acordo com os profissionais, já podem ser sentidos logo após dez dias.


Então gente apesar de ouvir música ser prazeroso e relaxante, é importante ressaltar que não dá pra fazer musicoterapia sozinho em casa. Isso só é alcançado com o trabalho com um profissional. “Só um musicoterapeuta pode conduzir uma sessão de musicoterapia, senão será apenas uma recreação com música.

Mesmo sem efeitos terapêuticos, ouvir música apenas por lazer ou relaxamento também tem efeitos benéficos. Como cada pessoa tem seu próprio repertório musical (aquelas músicas que de alguma forma marcaram nossa vida) é possível fazer uma coletânea com as que lembram momentos especiais e prazerosos (como o primeiro beijo, aquela viagem inesquecível, o nascimento de um filho) e ouvir em casa, no trânsito, ou mesmo durante uma pausa no escritório. Especialistas apontam que isso ajuda – e muito – a restabelecer a calma e o bem-estar.

Então gente como não sou boba e nem nada , e também utilizo a música pra vários momentos da minha vida e é a segunda coisa que mais me acalma nesse mundo,  por que a primeira é doce RSS ! Preparei um top 10 com as músicas que mais escuto em momentos difíceis ou quando preciso me concentrar na minha vida , ou até mesmo pra minha diversão. Ficou faltando só uma nesse top 10 RSS que é Volte a sonhar da Elaine Martins que é uma das minhas preferidas também !

Link do video no YouTube.
https://youtu.be/W5oMCXzbgkw

Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança.

 No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim

Até a próxima ❤🍀🍀😍

Nenhum comentário: